O Papa Bento XVI nomeou hoje novo bispo de Santa Rosa de Lima ao sacerdote Jesus Sagastume Lemus, O.F.M. Cap.; de Sololá-Chimaltenango a Dom Gonzalo De Villa y Vásquez, S.I.; e novo Bispo Auxiliar da Guatemala a Dom Raúl Antonio Martínez Paredes.

Dom Sagastume Lemus, até agora Vice-Ministro Provincial dos Capuchinhos da Província da América Central (Guatemala, Honduras e El Salvador), nasceu em 20 de maio de 1961 em San Esteban (Chiquimula), na diocese de Zacapa. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico da América Central. Obteve a licenciatura em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Romay uma especialização em Teologia Espiritual na Antonianum de Roma.

Depois de ser ordenado sacerdote em 31 de janeiro de 1987, desempenhou diversas responsabilidades em sua congregação.

Solalá-Chimaltenango

Até o momento de sua nomeação como novo bispo de Sololá-Chimaltenango, Dom Villa y Vásquez era Auxiliar da arquidiocese da Guatemala.

Nasceu em Madri (Espanha) em 28 de abril de 1954. Em 1974 ingressou no noviciado dos jesuítas em República Dominicana. Estudou Filosofia no México em Instituto Livre de Filosofia e obteve a licença em Humanidades. Estudou Teologia no Instituto de Teologia para Religiosos em Caracas (Venezuela). No Canadá obteve um mestrado em "Pensamento Social e Político" e em Ontário um Diploma de estudos Latino-Americanos.

Foi ordenado sacerdote no Panamá em 13 de agosto de 1983. Exerceu a docência na Universidade de Centro a América (UCA) de Manágua, na Universidade Rafael Landívar na Guatemala, e no Seminário Maior Nacional; foi Delegado Superior Provincial da Companhia de Jesus para a América Central; Superior de várias casas religiosas jesuítas e Reitor da Universidade Rafael Landívar e Superior da comunidade de San Borja na Guatemala.

Em 9 de julho de 2004 foi nomeado Bispo titular de Rotaria e Auxiliar da arquidiocese da Guatemala.

Auxiliar da Guatemala

Em substituição de Dom Villa y Vásquez como Bispo Auxiliar da Guatemala, o Santo Padre nomeou hoje a Dom Raúl Antonio Martínez Paredes, até agora Bispo de Sololá-Chimaltenango.

Dom Martínez Paredes nasceu em 9 de maio de em San Martín Jilotepeque (diocese de Sololá-Chimaltenango). Depois de ter freqüentado a escola de medicina na Universidade São Carlos, ingressou no Seminário de Sololá.

Ordenado sacerdote em 17 de outubro de 1987. Foi Vice-pároco, Pároco, Chanceler da Cúria episcopal e Administrador Diocesano de Sololà-Chimaltenango.

Eleito Bispo da diocese de Sololà-Chimaltenango em 28 de janeiro de 1999, foi consagrado bispo em 20 de março sucessivo.