Em presença de mais de uma centena de bispos recentemente nomeados, o Papa João Paulo II expressou seu vivo desejo de que o Ano da Eucaristia, que se iniciará no próximo mês outubro com a abertura do Congresso Eucarístico Internacional na cidade de Guadalajara, constitua-se uma ocasião providencial para aprofundar na “importância central do Sacramento eucarístico” na vida da Igreja.

"Desejo vivamente que o Ano da Eucaristia, que iniciará o próximo 10 de outubro com a abertura do Congresso Eucarístico Internacional (Guadalajara, México), constitua uma ocasião providencial para aprofundar melhor na importância central do Sacramento eucarístico na vida e na atividade de cada igreja particular”, confessou o Papa em Castel Gandolfo.

Sobre o identidade episcopal, o Santo Padre disse aos 130 sucessores dos Apóstolos que "com a consagração, o bispo se converte plenamente em mestre, sacerdote e guia da comunidade cristã. Por isso, no centro de seu ministério deve estar sempre Cristo, o divino Mestre, presente tanto mediante a palavra da Escritura como no sacramento da Eucaristia".

Ao se dirigir aos bispos que participaram do encontro promovido em Roma pelas Congregações para os Bispos e para as Igrejas Orientais, o Papa destacou que eles tinham o dever de  "velar para que se cuide a celebração dos sacramentos e o culto em geral, e que se respeite o desejo dos fiéis de participar de uma celebração digna em que não se improvise nada".

“São conscientes de que o ministério de santificação requer o testemunho de uma vida Santa. O Espírito de Deus, que vos santificou através da consagração episcopal, espera vossa generosa resposta cotidiana. Para confirmar o que ensinamos é necessário o testemunho de nossa vida", disse o Paa aos bispos representantes das duas grandes tradições da Igreja universal, a ocidental e a oriental.