O Presidente do Concílio Plenário da Venezuela, Dom Ovidio Pérez Morales, recordou que a Igreja e o Evangelho "tem a ver com o político indevidamente" e não pode proibir expressar sua opinião.

"Se a política se entender como aquilo que tem que ver com o bem comum de uma sociedade, de uma comunidade, então indevidamente, o Evangelho, o cristão, a Igreja tem que ver com a política, com a convivência, com o problemas da paz, da justiça, da verdade. De tal maneira que o Evangelho tem a ver com o político indevidamente", explicou o também Bispo Emérito de Los Teques à imprensa.

"Proibir à Igreja de dar sua opinião sobre política seria expatriá-la do mundo onde vive", disse o Prelado e explicou que "outra coisa é a política entendida como exercício do poder, a hierarquia, por exemplo, não é nenhuma alternativa de poder".

O Prelado também expressou que o clero não está chamado a governar a sociedade e, junto aos militares, são os menos indicados, "porque temos alguns conceitos da vida e uma disciplina que não é comum do povo".

Em sua opinião, a Igreja não deve intervir na "política partidária" e a hierarquia eclesiástica não tem por que procurar o poder na sociedade, mas sim tem que "preocupar-se e trabalhar pela paz, a fraternidade nacional e o desenvolvimento integral da Venezuela".

"Uma das coisas que está sendo feito, do ponto de vista da Igreja, é animar os cristãos que, sob sua própria responsabilidade, estimem a importância da política e se metam na política para poder fazer transformações na sociedade no sentido da liberdade, da verdade, da justiça e da paz", concluiu Dom Pérez.