O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, criticou a ideologizada e controvertida disciplina Educação para a Cidadania (EpC) por ir contra os princípios fundamentais democráticos e o direito dos pais a determinar a educação moral de seus filhos, algo que não é "competência do Estado".

O Cardeal, que assistiu aos cursos do verão da Fundação Universidade Rei Juan Carlos em Aranjuez, assinalou que a EpC é uma matéria de "educação para o homem" que "não é competência do Estado".

"Os pais têm direito a determinar não só a fé estritamente religiosa de seus filhos, mas sim as conseqüências de vida que se deduzem de sua profissão de fé ou de outra visão do mundo e do homem", assegurou o Arcebispo de Madri.

"O problema é mais sério do que parece" prosseguiu o Cardeal já que "o Estado adota a faculdade de determinar obrigatoriamente aspectos fundamentais da formação moral das crianças".

A solução do problema gerado pela EpC, na opinião do Cardeal espanhol, está em que "o Governo revise os decretos, e não é necessário que o faça com a lei".