O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ofereceu ontem desculpa ao Arcebispo de Tegucigalpa, Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, por tê-lo chamado de "papagaio e palhaço imperialista". Entretanto, o mandatário reclamou ao Cardeal hondurenho que retifique suas críticas para a gestão que desenvolve na Venezuela.

"Eu, atendendo ao pedido de meu amigo o Presidente de Honduras (Manuel Zelaya), se tiver ofendido ao Cardeal de Tegucigalpa ofereço minhas desculpas, não me custa nada", disse Chávez durante um ato oficial noturno no estado de Trujillo transmitido em cadeia de rádio e televisão.

Entretanto, o mandatário venezuelano disse que "oxalá" o Cardeal "tenha a sabedoria de reconhecer que se equivocou quando disse, sem conhecimento de causa, que aqui há uma ditadura".

"Se tiver dúvidas -prosseguiu Chávez-, inclusive o convido, venha senhor Cardeal e passeie pelas cidades da Venezuela, fale com o povo de Deus, o povo venezuelano, para que veja a verdade".

Em seu desabafo, Chávez insistiu em acusar o Papa Bento XVI de ter se "equivocado" em Aparecida, Brasil, quando explicou que a evangelização não foi uma "imposição" nem "uma alienação" das culturas pré-colombianas.

"Acredito que o Cardeal se equivocou como o Papa (Bento XVI) equivocou-se quando veio aqui ao Brasil para dizer uma coisa que não é certa", adicionou Chávez em alusão ao discurso papal de abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano celebrada em maio passado.