Os bispos da Província Eclesiástica de Xalapa anunciaram uma campanha de oração durante julho e agosto para pedir que as eleições locais de 2 de setembro transcorram em um clima de participação, respeito e paz social.

Em um comunicado, os prelados recordaram o dever de "fortalecer o sufrágio pessoal, que não compra nem se vende", pois conseguir o voto de forma fraudulenta "constitui uma falta moral grave".

Nesse sentido, indicaram que a campanha de oração está encaminhada a fazer tomar consciência de "nossa obrigação moral de votar", contribuindo à realização de "algumas eleições limpas e apegadas ao direito de todos".

Do mesmo modo, pediram aos partidos e candidatos para manter o respeito mútuo, afastando de si todo ataque que ofusque os comícios.

"Que Deus ilumine aos eleitores e saibamos escolher aos candidatos que melhor garantam o bem, a justiça e o desenvolvimento de todos, especialmente dos mais pobres", indicou o texto.

No texto, os bispos pediram aos candidatos que não sejam escolhidos tenham "a maturidade de reconhecer a vitória" do contendor e desta maneira reintegrar-se construtivamente às causas do bem comum.

A mensagem completa pode ser lida em: http://www.cem.org.mx/prensa/mensajes/2007/julio/CPXAL070725.htm