A Diocese do Chimbote (norte do Peru) receberá a mais de dez mil pessoas entre cardeais, arcebispos, bispos, sacerdotes, religiosos e paroquianos do Peru, América Latina e a Santa Sede no 9° Congresso Eucarístico Nacional que se realizará de 25 a 30 de agosto.

Em conferência de imprensa o Bispo do Chimbote, Dom. Anjo Francisco Simón Piorno, confirmou que o evento será inaugurado pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e acrescentou que a Igreja no Peru se congregará durante estes seis dias para manifestar sua fé e devoção ao Santíssimo Sacramento.

O Prelado afirmou que durante o evento se desenvolverá encontros multitudinários como Celebrações Eucarísticas, exposição, adoração e procissões com o Santíssimo Sacramento.

Por sua parte, o Presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, assinalou que o objetivo fundamental do congresso é "promover a devoção sólida a Jesus Eucaristia, que é o centro, ápice e fundamento de toda a vida da Igreja".

O também Arcebispo de Trujillo indicou na conferencia de imprensa que neste importante evento eclesiástico se consagrará o Peru à Virgem Maria e que a cidade costeira de Chimbote será o ponto de partida da Grande Missão continental fruto da V Conferência Geral do Episcopado em Aparecida.

Como parte central do evento de agosto, realizar-se-á um Congresso Teológico onde se aprofundará e refletirá sobre os aspectos principais da Eucaristia.

No Congresso Eucarístico participará um coro integrado por 1.500 crianças do bairro de Chacas, da cidade andina de Ancash (Peru), que cantarão em latim, castelhano e quéchua.