O Papa Bento XVI afirmou que o debate entre o criacionismo e o evolucionismo é "um absurdo" já que a teoria da evolução pode coexistir com a fé, no encontro que sustentara com o clero das dioceses de Belluno-Feltre e Treviso.

Conforme informa MSNBC News, o Pontífice explicou que o evolucionismo e o criacionismo são apresentadas "como alternativas que se excluem a uma à outra. Esta oposição é um absurdo porque por um lado há muitos testes científicos a favor da evolução", mas por outro lado esta teoria não responde a grande pergunta filosófica "De onde vem tudo?", com a qual se entende a ação de Deus.

O Santo Padre também urgiu aos participantes no encontro para cuidar a Terra. Insistiu a todos a "escutar a voz da Terra" ou arriscar-se a destruir sua própria existência. "Não podemos fazer o que quisermos com nossa Terra, que foi confiada a nós", disse o Papa.

"Temos que respeitar as leis naturais da criação, da Terra, aprendê-las e obedecê-las se é que queremos sobreviver. Esta obediência à voz da Terra é mais importante para nossa futura felicidade que um desejo do momento. Nossa Terra está falando conosco e temos que escutá-la para decifrar sua mensagem se queremos sobreviver", indicou Bento XVI.