Ao celebrar no dia 21 de janeiro de 2009 o 1750º aniversário do martírio dos Santos Frutuoso, bispo, e Augúrio e Eulogio, diáconos, "o Santo Padre Bento XVI concedeu este Ano jubilar a pedido do Sr. Arcebispo de Tarragona".

Os três mártires foram "queimados vivos no anfiteatro de Tarragona o ano 259, vítimas da perseguição contra os cristãos decretada pelos imperadores Valeriano e Galieno", explica uma nota da Conferência Episcopal Tarraconense.

Para "celebrar o Jubileu se programarão uma muitos atos que vão de um congresso científico sobre são Frutuoso e o cristianismo primitivo, no qual participarão os melhores especialistas internacionais, até a estréia mundial de um oratório, composto expressamente para a ocasião, passando por exposições, conferências", entre outras atividades, prossegue o texto.

"Tudo isso, entretanto, não nos tem que fazer perder de vista as finalidades espirituais de um Jubileu, a graça da reconciliação e do perdão, enriquecida com uma indulgência plenária da pena que merecem nossos pecados", conclui.

Para mais informação, pode acessar o site do Arcebispado de Tarracona: www.arquebisbattarragona.cat