O Secretário Geral da Diocese de Aguascalientes (México), Pe. Raúl Sosa Palos, denunciou que no domingo, dia 15 de julho, foram roubadas hóstias consagradas da Igreja do Divino Menino na cidade de Lomas del Ajedrez e advertiu que poderiam ser usadas em atos satânicos ou profanos.

Em coletiva de imprensa o Pe. Sosa assinalou que os criminosos entraram "por algum dos vitrôs, abriram com alguma chave que levavam o sacrário, subtraíram sacrilegamente o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e o levaram consigo. Não levaram nenhuma outra coisa, por isso o fato faz pensar que o fizeram com intenções perversas de profanação".

"Quem joga por terra as espécies consagradas, leva-as ou retém com alguma finalidade sacrílega, incorre por esse mesmo feito em excomunhão reservada a Sé Apostólica", recordou o presbítero e exortou severamente aos delinqüentes "a entregar imediatamente as sagradas espécies, a algum sacerdote e arrepender-se desse enorme pecado".

O sacerdote assinalou que não se apresentou nenhuma denúncia ante a Procuradoria Geral de Justiça do Estado porque o roubo tem um valor espiritual e religioso que não pode ser quantificado de forma material. "É um crime sacrílego, é a presença real de Jesus Cristo", finalizou.

Por sua parte o Administrador da Diocese de Aguascalientes e Arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago, insistiu para que em todos as paróquias, grupos de oração e a todos os fiéis da diocese celebrem Missas e realizem atos de reparação frente ao sacrilégio.

Também o Vigário da Diocese de Aguascalientes, Pe. Rigoberto Ruiz Palos, sustentou que "cada um de nós se sentirá entristecido e procurará honrar e desagravar ao Senhor" e fez um chamado às comunidades religiosas e toda a paróquia para que "nosso amor pela Eucaristia cresça. Que participemos das celebrações, que recebamos a comunhão, que visitemos os sacrários".