O Bispo de San Miguel, Dom. José Luis Mollaghan, destacou o lugar primitivo que a escola católica ocupa na missão da Igreja e recordou que está chamada a “educar evangelizando e evangelizar educando”.

Em uma Missa pelo Dia do Professor, que celebrou a Argentina, assinalou que a escola católica não deve “pretender mais que verdadeiros objetivos de serviço, através das múltiplas e variadas instituições escolar, que se integram na vida social e cultural da comunidade”.

“Deste modo, em nossa pátria, a Igreja conseguiu impregnar a cultura do povo, soube situar a mensagem evangélica em base de seu pensar, em seus critérios de julgamento, e em suas normas de ação”, destacou o Bispo.

O Prelado também sustentou que “o professor deve ser aquele que nutre e faz crescer. O homem e mulher de conselho, o assessor, que oferece apoio moral e ensina com a autoridade do próprio exemplo”.

Do mesmo modo, indicou que hoje deve ter “uma maior sensibilidade frente à dignidade e os direitos da pessoa” e que, frente a não valorização e compreensão, deve mostrar uma vida “de convicções profundas, arraigadas na motivação da fé”.

 “A personalidade do professor é um instrumento fundamental  -insistiu-  para levar à frente a tarefa educativa; de tal maneira que chamar-se educador não é somente um adjetivo acrescentado à pessoa, mas sim próprio de uma personalidade rica em valores, que entrega sua vida a serviço desta vocação”.