Em declarações a uma rádio local, o Pe. Ricardo Banegas, porta-voz da Arquidiocese de Tegucigalpa, assinalou que as injustificadas ofensas e insultos do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, "são desafortunadas e põem em evidencia seu desejo de monopolizar o poder ao apresentar-se como a única verdade absoluta que existe. São desafortunadas mas há que tomar as palavras de onde vêm".

"Apareceu outro louro do império, agora vestido de cardeal, quer dizer, outro palhaço imperialista", agrediu Chávez na segunda-feira pela noite, ao referir-se a algumas declarações do Cardeal hondurenho que denunciou que o Presidente da Venezuela "sente-se como um Deus e com direito a atropelar".

Do mesmo modo, o sacerdote fez um chamado à "prudência", já que esta não é apenas a postura de um Presidente e "deve tomar-se em conta as conseqüências para o povo hondurenho", afirmou.

Ao ser consultado se o Cardeal Rodríguez serve a interesses dos Estados Unidos, o presbítero hondurenho respondeu que "o único que faz sua eminência é manifestar as verdades do evangelho, da convivência e, sobre tudo, das exigências da democracia".

"Ignoro como responderá o Cardeal ao dito por Chávez, mas ele é muito prudente e Chávez ofendeu nosso Cardeal, quem busca o diálogo, a prudência e, sobre tudo, cria estruturas de convivência através dos valores do evangelho", concluiu.