A Editorial Central Catequética Salesiana (DCS) publicou recentemente o livro: Os mártires salesianos de Madri, Sevilha, Bilbao e León (1936-1937) onde se narram as biografias dos 63 mártires salesianos que serão beatificados em Roma no dia 28 de outubro.

O livro escrito pelo historiador salesiano Paulo Marín consta de 230 páginas e se divide em três partes. A primeira é formado pela introdução, onde se emoldura este grupo de novos mártires dentro dos mártires da Família Salesiana no século XX, e o prólogo que explica o sentido teológico do martírio.

A segunda parte do livro apresenta a situação, o martírio e as biografias de 42 mártires entre os quais destaca Enrique Saiz, quem encabeça a causa de martírio e foi o diretor dos aspirantes. Esta parte a completa as biografias de salesianos martirizados pertencentes às casas de Carabanchel Alto, Atocha, Estrecho, Paseo de Extremadura, em Madri; Maria Auxiliadora (Salamanca), Mohernando (Guadalajara) e Maria Auxiliadora em Santander.

A parte final tem o mesmo esquema e resenha as biografias dos outros 21 mártires que pertenciam às casas de Ronda (Málaga), Málaga, Morón de la Fronteira (Sevilha), Sevilha, e Pozoblanco (Córdoba).