O professor Shinya Yamanaka da Kyoto University publicou recentemente um artigo na revistas Nature e Stem Cell onde assinala que produziu células estaminais tipo embrionárias a partir de células somáticas de ratos, o que seria uma alternativa ética para este tipo de pesquisa.

Conforme informa o site pró-vida LifeSitenews.com, o autor do estudo pediu aos pesquisadores para deixarem de usar embriões para a pesquisa. Em uma entrevista concedida ao London Times, o pesquisador disse que "nem os embriões nem os óvulos são necessário. Nunca trabalhei com algum deles". Nestes dias Yamanaka apresenta seus avanços em um seminário sobre as células estaminais na Universidade de Manchester.

O experimento de Yamanaka consiste em tomar células epidérmicas de um camundongo e introduzir quatro proteínas que "reprogramam" o DNA do núcleo celular para fazê-lo "pluripotente", quer dizer, com as mesmas qualidades de uma célula estaminal extraída de um embrião.

LifeSitenews.com afirma que se o que o cientista japonês tiver feito é preciso, o procedimento poderia ser considerado como o "santo graal" da pesquisa com células estaminais pois estaria ante uma alternativa moral para este acampo o que evitaria a utilização de embriões humanos.

LifeSiteNews.com consultou o assunto com o Dr. John Shea, consultor ético médico do Campaign Life Coalition do Canadá. Shea se mostrou sério mas esperançoso e que se o apresentando pelo pesquisador asiático é certo, então poderia abrir o caminho para uma alternativa ética que ponha ponto final ao debate atual neste campo.