Os representantes das diversas associações jacobéias que participaram da Peregrinação a Europa Compostela, que concluiu nesta quarta-feira na Catedral de Santiago depois de três meses de caminho, dedicaram seu percurso às vítimas dos atentados de Madri do passado 11 de março.

A fim de proporcionar a cooperação internacional, o espírito fraterno e os símbolos históricos e culturais da rota jacobéia, várias equipes da Alemanha, Itália, Inglaterra, Espanha, Bélgica, França e Suíça foram juntando em seus três meses de peregrinação nas diferentes vias do caminho do Santiago.

A peregrinação, iniciada em mês passado de junho, contou com atividades culturais e religiosas realizadas no trajeto e que culminaram com a leitura de uma carta do Papa João Paulo II durante a tradicional Missa do Peregrino. Nesta ocasião o Papa exortou os fiéis a esforçar-se por viver “os valores tradicionais do Caminho de Santiago” como a solidariedade, o amor, e a fraternidade.

O Arcebispo do Santiago de Compostela, Dom. Julián Barrio, assinalou que “a fé não pode ser vivida simplesmente em nossa vida última”, mas sim deve  testemunhar-se durante toda a vida.