O Bispo Emérito da diocese de Mondoñedo-Ferrol (Galícia), Dom Miguel Ángel Araújo Iglesias, faleceu este domingo na localidade de Ourense aos 87 anos de idade.

Os funerais do Prelado acontecerão nesta terça-feira, dia 24, ao meio-dia na igreja paroquial da Maria Auxiliadora em Ourense. Os restos do Bispo serão sepultados no mesmo templo.

Dom Araújo Iglesias nasceu em Sabadelle, município de Pereiro de Aguiar (Ourense), em 1920. Obteve a licenciatura em Filosofia em 1941 e em Teologia em 1945. Esse mesmo ano recebeu a ordenação sacerdotal.

Durante 25 anos exerceu seu ministério sacerdotal na cidade de Burgas, como professor de Teologia do Seminário diocesano desta cidade e reitor do mesmo (1956-1966); consiliário de diversos Movimentos de Ação Católica; delegado diocesano do Clero; delegado diocesano de Missões; Cônego da Catedral de Ourense (1960-1970).

Em 6 de setembro de 1970 foi consagrado Bispo de Mondoñedo-Ferrol, cargo que desempenhou até 1985. Na Conferência Episcopal Espanhola foi membro das Comissões de Apostolado Secular, Meios de comunicação Social e Emigração.

O atual Bispo de Mondoñedo-Ferrol, Dom Manuel Sánchez Monge, que visitava Araújo com grande freqüência, destacou do prelado falecido a "austeridade de sua vida", "sua proximidade aos sacerdotes e aos fiéis" e seu intenso trabalho pastoral.