Em uma enérgica e emotiva mensagem dirigida aos jovens do mundo desde Lorenzago –ao norte da Itália-, por ocasião da próxima Jornada Mundial da Juventude 2008 que será realizada em Sydney (Austrália), o Papa Bento XVI convidou os jovens a conhecer Espírito Santo, "esse grande desconhecido" e a converter a Cristo pelo menos mais um jovem.

Na Mensagem publicada hoje pela Santa Sé em preparação a XXIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebrará de 15 a 20 de julho de 2008 na Austrália, e que tem como lema "Terão a força do Espírito Santo que descenderá sobre vós e serão minhas testemunhas", o Santo Padre recorda que o Espírito Santo é o dom maior de Deus ao homem, "o testemunho supremo de seu amor por nós, um amor que se expressa como um sim à vida que Deus quer para cada um".

O Santo Padre assinala que oferece a presente mensagem como material de preparação dos jovens a caminho da JMJ, e o propõe como material de meditação e de ação para o ano que falta para o grande evento.

"Convido portanto a refletir sobre isto que escrevo. Hoje é particularmente importante redescobrir o sacramento da Confirmação e reencontrar o valor para nosso crescimento espiritual. Quem recebeu os sacramentos do Batismo e da Confirmação recorda que se converteu em ‘templo do Espírito’: Deus habita nele. Que seja sempre consciente disto e faça que o tesouro que está nele leve frutos de santidade. Quem está batizado, mas ainda não recebeu o sacramento da Confirmação, que se prepare para receber sabendo que assim se converterá em um cristão ‘pleno’", assinala o Pontífice.

Bento XVI acrescenta que "também hoje se necessitam discípulos de Cristo que não regulem tempo e energia para servir ao Evangelho. Necessitam-se jovens que deixem arder dentro de si o amor de Deus e respondam generosamente a seu urgente chamado, como têm feito tantos jovens beatos e santos do passado e também de tempos mais próximos a nós".

O Papa expõe em seguida um desafio: "Cada um de vós tenha a coragem de prometer o Espírito Santo de levar um jovem a Jesus Cristo, da maneira que considera melhor, sabendo ‘dar conta da esperança que está nele, com doçura’".

O Santo Padre conclui pedindo aos jovens que vão "em grande número" a este evento.

A JMJ foi criada em 1984, quando após concluir o Ano Santo da Redenção convocado pelo Servo de Deus João Paulo II.

Depois foi celebrada em Roma (1985), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (Espanha), em 1989; Czestochowa (Polônia), em 1991; Denver (Colorado, Estados Unidos), 1993; Manila, em 1995, Paris em 1997; Roma de novo durante o Jubileu 2000; em Toronto (Canadá) em 2002 e em Colônia (Alemanha) em 2005.

Leia a mensagem completa do Papa na tradução não oficial em espanhol:

http://www.aciprensa.com/Docum/benedictoxvi/documento.php?id=115