"O canto é expressão do amor", e cantar em coro é "uma educação para a vida e a paz", disse o Papa Bento XVI ao término do concerto de coros de montanha ao que assistiu ontem de noite e que foi devotado em sua honra no Castelo de Mirabello, em Lorenzago de Cadore, onde se encontra de férias.

"Veio à minha mente uma palavra de Santo Agostinho que diz ‘cantare amantis est’. Fonte do canto é o amor. O canto é expressão do amor", disse o Santo Padre aos membros dos coros e aos presentes ao concerto devotado pela diocese de Belluno-Feltre.

Ao referir-se ao canto em coro, o Pontífice destacou que "não é apenas um exercício de audição exterior e da voz; é também uma educação na audição interior, na escuta do coração, um exercício e uma educação para a vida e para a paz".

"Cantar juntos, em coro, e todos os coros juntos, exige atenção ao outro, atenção ao compositor, atenção ao regente, atenção a esta totalidade que chamamos música e cultura, e, deste modo, cantar em coro é uma educação para a vida, uma educação para a paz, um caminhar juntos", explicou.

Em seu discurso breve, o Papa ressaltou o valor dos cantos da zona central européia e fez referência a que há 90 anos, as montanhas alpinas dos Dolomitas, ao norte da Itália, constituíam "uma barreira, um teatro terrível e cruento de guerra".

"Demos graças a Deus porque agora há paz na Europa e façamos tudo para que a paz cresça em todos nós e no mundo. Estou seguro de que esta bonita música é um compromisso para a paz e uma ajuda a viver em paz", expressou Bento XVI.