O prelado espanhol Rafael Escudero López-Brea, até agora Coadjutor da Prelatura de Moyabamba, Peru, foi nomeado pelo Papa Bento XVI novo Bispo da mesma, informou hoje a Santa Sé.

Em um comunicado, o Vaticano informou que o Santo Padre aceitou hoje a renúncia ao governo pastoral da prelatura territorial de Dom José Santos Iztueta Mendizábal, C.P. ao ter alcançado o limite de idade estabelecido pela legislação canônica.

Seu sucessor na condução da Prelatura, Dom Escudero, nasceu na província de Quintanar de la Orden, Toledo (Espanha), em 4 de abril de 1962. Realizou sua formação sacerdotal no Seminário Maior de Toledo, onde obteve o título de Bacharel em Teologia, pelo Instituto Teológico de São Ildefonso. Recebeu a ordenação sacerdotal das mãos do Cardeal Marcelo González Martín em 9 de julho de 1989. Posteriormente ingressou na "Fraternidade Sacerdotal no Coração de Cristo".

Depois de realizar diversos trabalhos pastorais em Toledo, o Prelado chegou ao Peru em 2004 no primeiro grupo de sacerdotes diocesanos de Toledo que atendem a Prelatura de Moyobamba, encomendada pela Sé Apostólica à arquidiocese primaz da Espanha.

depois de ter trabalhado como Vigário Geral e Pároco da catedral da prelatura territorial, foi nomeado Bispo Coadjutor de Moyabamba em 8 de julho de 2006.

A prelatura é formada por nove províncias e tem uma superfície de 45.775 quilômetros quadrados. Uma delas, Moyabamba, foi a primeira cidade fundada pelos espanhóis na selva do Peru e é a capital da região San Martín.