O subsecretário da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Pe. Aldo Fonti, assinalou que as desqualificações do Presidente Hugo Chávez ofendem mais às pessoas que aos bispos e assegurou que "o mais são" é sentar-se para dialogar em vez de seguir em "diz que me diz".

Chávez seguiu esta semana com seus habituais insultos aos membros do clero, acusou esta semana a alguns sacerdotes de serem "fariseus hipócritas" e assinalou que alguns bispos ficam ao lado dos "tiranos que exploram os povos, dos que traem o pensamento e a obra de Jesus e apunhalam Cristo pelas costas".

Segundo o Padre Fonti, este "tipo de desqualificações e ataques" não são convenientes e "não ofendem tanto aos bispos, mas sim às pessoas da Igreja, ao povo católico".

Do mesmo modo, pediu para "ir mais à frente do diálogo mediático, acredito que o mais são é sentar-se para dialogar, deve haver um respeito mútuo e confiar no outro sabendo que todos procuramos o melhor para nosso país, não há outras intenções mais que o bem deste país".

O sacerdote também esclareceu que a Igreja Católica não tem alianças com grupos políticos ou econômicos e que seus laços são com o Evangelho, o povo e o país.  "A contribuição da Igreja é para um país em paz, próspero, onde todos caibamos e onde haja um respeito mútuo, a Igreja trabalha por isso", indicou o porta-voz.