Uma das senadoras que impulsiona a legalização do aborto no país, assegurou esta semana que se o Presidente Tabaré Vásquez vetar uma eventual lei abortista, buscarão "mecanismos" para deixar sem efeito a promessa pró-vida do mandatário.

A senadora Mónica Xavier, que impulsiona o projeto junto aos senadores Margarida Percovich e Víctor Vaillant, declarou à imprensa que antes de vetar a lei que legaliza o aborto, o mandatário teria que analisar atentamente seu conteúdo. Antes de falar de veto terei que esperar "como fica redigido o projeto final", indicou.

Xavier descartou que existam contatos com o mandatário para modificar artigos ou contar com sua aprovação. "Eventualmente se o Poder Legislativo tem que levantar um veto tem um mecanismos. É extraordinariamente importante a maioria, três quintos de cada câmara reunida em Assembléia Geral. Mas poderia eventualmente fazê-lo. Ver frente a essa situação. Mas me parece que é importante chegar ao rio para ver como o cruzamos", antecipou a senadora.