O Observatório para a Objeção de Consciência (OOC) informou que todos os pais e mães de família do Colégio Mater Salvatoris apresentaram no total 841 objeções de consciência ante a disciplina de Educação para a Cidadania (EpC), porque atenta contra a formação moral de suas filhas.

Nesse sentido, o Presidente do Foro Espanhol da Família (FEF), Benigno Blanco, informou que em julho "seguiram chegando ao FEF notificações de novas objeções de consciência frente à EpC. Já é este o movimento de objeção de consciência mais numeroso da história européia depois da objeção frente ao serviço militar".

O Foro Espanhol da Família, entidade membro do OOC, aconselhou aos pais de família objetar de consciência a disciplina do EpC porque contém objetivos, matérias e critérios de avaliação que afetam a formação moral dos alunos e os introduz na "peculiar visão ética da pessoa e da afetividade" dos governantes do momento.

O FEF recordou que decidir como se deve educar os filhos é um direito que só os pais possuem e que está garantido pela Constituição.

Do mesmo modo, afirmou que a objeção de consciência é um direito constitucional que permite defender os filhos "da contaminação ideológica por parte de estranhos"; já que com isso "um cidadão pode negar-se legitimamente a cumprir um mandato ou norma jurídica quando entra em conflito com as próprias convicções de consciência". Explicou que não é uma desobediência à Lei, mas sim o exercício de um direito.

Para informar-se de tudo o que se refere à objeção de consciência e os mecanismos para utilizá-la, pode-se acessar o site: www.objetamos.com