O novo Núncio Apostólico no México, Dom Christopher Pierre, afirmou que o país está dando sinais de maturidade democrática e que em uma sociedade deste tipo, onde todos podem expressar suas opiniões, a Igreja pode expor ao Estado suas inquietações sobre temas fundamentais como a liberdade religiosa.

Depois de esclarecer que "não quero entrar na discussão que se faz no momento entre a Igreja e o Estado", Dom Pierre disse que "vejo (no México) uma sociedade onde as pessoas possam expressar suas opiniões e digo: por que a Igreja não poderia também discutir com a sociedade e com o Estado para expor seus problemas sobre assuntos que são fundamentais como os direitos humanos e de liberdade religiosa?".

Nesse sentido, indicou que um processo são de discussão é sinal de que uma sociedade cresce e que o resultado será o que os mexicanos queiram que seja. "Eu não posso antecipar os resultados, mas penso que terá que encontrar, terá que progredir, terá que discutir para tratar assuntos que tocam a vida do povo e a liberdade religiosa, porque isso é um assunto que tem que ser aprofundado", afirmou.

Por outro lado, comentou que o Papa Bento XVI deseja ver os mexicanos. "Estou seguro que vai vir logo. Não posso dizer quando, porque não sei; mas já se fala de sua vinda", expressou. Acrescentou que "penso que me vai tocar com meus colaboradores, com todos vocês, preparar essa visita para que seja um encontro".

O Núncio Apostólico também se referiu ao problema do narcotráfico e expressou seu desejo de que "esta praga" termine logo porque é "como um câncer da sociedade (e) há que fazer tudo para evitar que a destrua".

"Temos que lutar contra o mal e promover sobre tudo, o bem comum. Os que praticam o narcotráfico estão destruindo o bem comum da sociedade", advertiu.