A um mês e meio das eleições municipais, a Conferência Episcopal Chilena (CECH) fez um chamado a candidatos e eleitores para que vivam uma campanha austera, respeitem aos rivais e emitam um voto responsável.

O Comitê Permanente do Episcopado emitiu uma declaração na qual se destaca a importância de que “as campanhas sejam austeras, leais e responsáveis, e que estejam centradas em propostas programáticas e em projetos”.

Do mesmo modo, os bispos pedem procurar “em cada palavra e em cada ação o bem e a unidade das comunidades” e valoram “o serviço que prestam às municipalidades aos setores mais vulneráveis da população” através de diversas obras sociais.

Os pastores lembram que muitas das decisões que se relacionam com a vida diária das pessoas se adotam e se executam nos governos locais. “Por isso nos parece da maior importância a missão que  cabe ao prefeito e aos vereadores, ao serviço do bem da comunidade”, indicam.

Também assinalaram que além do sufrágio, há outras instâncias de participação em que a presença ativa das pessoas também é necessária. “Não descansemos apenas com a  atuação de nossos representantes, colaboremos na gestão comunitária”, adicionam.

No próximo domingo, dia 31 de outubro se realizarão as eleições municipais que definirão as autoridades locais para os 345 municípios existentes no país.