O Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, valorizou positivamente a eleição por parte da Associação Patriótica Católica da China do sacerdote Joseph Li Shan, como novo Bispo de Pequim, embora assinalasse que a Santa Sé fica à espera que se solicite sua aprovação.

No transcurso de um diálogo com os jornalistas nesta quarta-feira em Pieve de Cadore, a região alpina ao norte da Itália onde o Papa Bento XVI se encontra em um período de férias, o Cardeal qualificou Li Shan, sacerdote de 43 anos que até então era o pároco da igreja de São José no centro de Pequim, de pessoa "muito boa" e "idônea".

Esta eleição por parte da Associação Patriótica, subalterna do Partido Comunista chinês, é para o Cardeal Bertone um "sinal certamente positivo".

Agora "esperamos que se solicite a aprovação da Santa Sé. Estamos esperando e estamos otimistas", disse o Secretário de Estado.

Li Shan foi eleito por 93 pessoas entre sacerdotes, religiosas, seminaristas e representantes da Igreja Patriótica para suceder Dom Fu Tieshan, a máxima figura do catolicismo "patriótico" na China, depois de seu falecimento em abril deste ano.