O Escritório de Imprensa da Conferência Episcopal Peruana informou que o Bispo Emérito de Abancay (região andina do Peru), Dom Enrique Pélach y Feliu, faleceu hoje aos 89 anos de idade.

A CEA pede aos fiéis para elevar suas orações a Deus pelo descanso eterno de sua alma e a lhe dar graças pelo dom de sua vida, assim como pelo generoso trabalho sacerdotal e episcopal que desempenhou a serviço da Igreja no Peru".

Os restos do Prelado serão velados na Catedral de Abancay e a Missa de exéquias se realizará neste sábado, di 21 de julho, às 3:00 p.m. no mesmo local.

Sua vida

Dom Enrique Pélach y Feliu nasceu em 3 de outubro de 1917 em Gerona (Espanha). Ingressou no Seminário de sua cidade natal, e cursou também estudos na Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote em janeiro de 1944.

Desde 1957 até 2004, trabalhou incansavelmente no Peru. Em 25 de junho de 1968 foi nomeado Bispo de Abancay, e foi consagrado Bispo em 14 de julho do mesmo ano.

A obra mais importante de seu trabalho episcopal foi a criação do Seminário Maior "Nossa Senhora de Cocharcas" e o Seminário Menor "São Francisco Solano".