O Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, rechaçou "as reiteradas campanhas que se lançam diariamente contra nosso país" e afirmou que embora a República Dominicana tenha defeitos como os tem qualquer outra nação, deve reconhecer também as virtudes e benefícios que como país obteve.

Em uma carta, o Cardeal expressou suas coincidências com o editorial do jornal 'Listín Diario', que criticou as "campanhas" empreendidas de fora para pôr a República Dominicana "em uma espécie de lista negra", imputando "defeitos e pecados sociais" como maus tratos a imigrantes haitianos, violações de direitos humanos, insegurança jurídica, entre outros.

"Concordo contigo, senhor Diretor, em que esta terra que amo profundamente" e "cuja história desconhecem nossos gratuitos caluniadores, tem suas limitações, suas precariedades e inclusive cometeu seus pecados; mas de algo sim estou seguro e é que essas realidades não são piores que as que pude ver nos ambientes em que viajei por mais de quarenta anos", expressou.

Nesse sentido, recordou que assim como chegam turistas, "cuja presença agradecemos e desejamos, recebemos (também) uma turma de degenerados, promotores da mais pura pornografia e supostos investidores que andam fugindo da justiça em seus países".

Do mesmo modo, o Cardeal rechaçou as acusações que há anos lançam "organizações não governamentais de todo gênero, cor, nacionalidade e espécie", e que prejudicam o país abusando da hospitalidade "reconhecida por quem nos visita com boa vontade".

"A República Dominicana é um país pequeno, com graves problemas próprios, aos quais se somam os de nossos vizinhos, que estariam em situação incomparavelmente pior sem o muito que estamos fazendo por eles oferecendo trabalho, educação, saúde, comida, etc. mas isto não é reconhecido", assinalou.

Em sua carta, o Cardeal López Rodríguez também criticou a ingerência de embaixadores credenciados na República Dominicana e de outras pessoas vinculadas a organismos internacionais, que "emitem opiniões de todo tipo" incluso "criticando decisões que são da exclusiva competência de nosso Governo".

"Minha carta tem como finalidade compartilhar seus critérios e suas inquietações, embora saiba que há dominicanos, que não merecem levar esse nome porque se entretêm quando qualquer estrangeiro ou arrivista emite uma opinião ofensiva contra nosso país porque em sua escassa inteligência, considera que é uma chamada de atenção ao Governo", finalizou.

A carta completa do Arcebispo se encontra em: http://www.listin.com.do/app/article.aspx?id=21151 

O editorial ao qual fez referência se pode ler em: http://www.listindiario.com.do/app/article.aspx?id=20988