O Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, assegurou que os casos de suposto abuso sexual cometidos por membros do clero são um "atentado contra a identidade e a missão" dos sacerdotes e não devem escurecer o trabalho da ampla maioria dos presbíteros.

Em uma conferência de imprensa em Pieve di Cadore, perto de onde descansa o Papa Bento XVI, o Cardeal respondeu a uma pergunta sobre o ocorrido na Arquidiocese de Los Angeles, que esta semana chegou a um acordo para indenizar 508 demandantes de supostos abusos sexuais.

Conforme informou Rádio Vaticano, o Cardeal Bertone destacou a "amplitude assustadora do problema" e destacou "que os sacerdotes católicos implicados neste crime" atentam "contra a grande missão da própria Igreja".

"Certamente, este é um problema que causa dor em todos. Na Igreja e fora dela", disse o Cardeal e resgatou as manifestações de estima que chegam à Igreja Católica de muitas partes do mundo.

"Chega-nos o agradecimento também de presidentes e ministros de países muçulmanos pelas obras da Igreja em tantos setores. Social, assistencial, sanitário, na luta contra a fome, na educação. A amplitude do doloroso fenômeno da Arquidiocese de Los Angeles é assustadora. E, embora se trate de uma minoria em comparação com a porcentagem de agentes sociais que comentem estes crimes, é um atentado contra a identidade e a missão que temos que desenvolver", esclareceu.

Vulcão de criatividade

Na mesma coletiva de imprensa o Cardeal refletiu sobre seu primeiro ano à frente da Secretaria de Estado, acompanhando o Papa Bento XVI, e assegurou que vê o Papa "contente. Está bem. Está descansado, quer trabalhar, meditar e rezar".

Para o Cardeal Bertone, o Santo Padre é um "vulcão de criatividade" e "muitos se sentem atraídos por ele, pois leva a Cristo ao coração do homem".

Também se referiu ao livro Jesus de Nazaré, cuja segunda parte trabalha agora o Papa, e destacou que a publicação "teve um êxito maior" pois até sendo "um pouco difícil em algumas passagens, oferece meditações muito belas".

Mulheres a cargo

Outros meios de imprensa recolheram as declarações do Cardeal Bertone sobre a possibilidade de que hajam em um futuro próximo "mais mulheres com cargos de responsabilidade na Santa Sé".

"É justo que também às mulheres sejam dadas mais responsabilidades", assinalou, acrescentou que se preparam "novas nomeações" e disse estar seguro "que as mulheres que ocuparão os novos cargos farão um grande serviço ao Papa, à Igreja de Roma e à Igreja Universal".