14 indígenas Paeces restauram a Igreja de Santa Rosa de Lima, construída há 200 anos na cidade de Tierradentro-Cauca (Colômbia).

Na obra, que esperam concluir em dezembro, utiliza-se a técnica de construção tradicional denominada arquitetura em terra, que tem como materiais básicos o chillazo (liana forte como arame que serve para amarrar vigas), a guadua (cano tipo bambu) e terra amarela, rica em enxofre; além de palha e cal.

"Falta à restauração das paredes centrais e sua ornamentação que certamente será de pintura mural com traços indígenas", explicou a arquiteta coordenadora da obra, Sofía Velasco. Até a data se restaurou o muro estuário (parede com a qual termina o templo) e o altar maior. Além disso se está terminando o coro no mezanino.

O projeto de restauração foi apresentado há dois anos pelo conselho de Santa Rosa de Capisisco ao Ministério de Cultura, com assessoria do Governo de Cauca, ao que se destinaram mais de 37 mil. Atualmente se administra outros 20 mil dólares para continuar a restauração.

O templo de Santa Rosa foi construído por ordem da cacique Angelina Gullumuz com a ajuda do sacerdote jesuíta José Joaquín Núñez y Tovar em 1807. Os jesuítas chegaram a Tierradentro em 1613 e construíram 12 templos, dos quais apenas sete permanecem em pé e a diferença do de Santa Rosa e Santo André de Pisimbalá, o resto está em más condições.