O Núncio Apostólico na Espanha, Dom Manuel Monteiro, afirmou que se apreciar "as estatísticas de órgãos internacionais, os casos que acontecem com sacerdotes vêm em último lugar".

Ao falar das acusações de muitos que apenas querem causar dano à Igreja, com casos reais e com casos falsos, o Prelado questionou: "por que a Igreja deve pagar e as outras entidades não?". Em sua opinião, a aparição de notícias sobre casos de pederastia de sacerdotes "todos os dias na primeira página em certos meios de comunicação" supõe uma "discriminação" contra Igreja Católica "com má intenção".

"Leia os jornais, vai encontrar os mesmos casos todos os dias, às vezes dando uma pagina inteira, aí se vê a má intenção", afirmou o Bispo para quem "isso se chama discriminação, por mais que a gente queira ser bom".

Dom Monteiro fez estas declarações em Aranjuez, onde ministrou uma conferência, dentro do curso da Universidade Rei Juan Carlos intitulada "Imigração: modelos de integração", em que ressaltou os pontos de encontro entre cristãos e muçulmanos.