A Fundação Ad Gentes, vinculada ao Arcebispado de Valência, construirá em Santa Cruz (Bolívia) um albergue para cerca de 200 crianças e adolescentes de rua para "erradicar a exploração infantil".

Conforme indicou à agência AVAN o Bispo Emérito de Palencia e missionário na Bolívia, Dom Nicolás Castellanos, quem se encontra em Valência para solicitar ajuda para esta obra, o albergue "disporá de refeitório, dormitórios, duchas e salas de atividades, e oferecerá atenção sanitária e apoio escolar".

Para o projeto, o Prelado que obteve o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia 1997, conta com uma equipe interdisciplinar composto de   psicólogos, pedagogos, advogados e assistentes sociais.

O centro se emoldura dentro do projeto das comunidades educativas de "Homens Novos", criadas na Bolívia em 1992 pelo Dom Castellanos, cujo objetivo é "que não fique nenhuma criança sem escola, oferecer uma educação de qualidade e dotar de uma melhor formação aos educadores", explicou.

Atualmente, esta iniciativa possibilita a educação de doze mil alunos em dez colégios da cidade Santa Cruz de la Sierra. Além disso, conta com vários refeitórios, onde acolhem diariamente mil crianças.