O Arcebispo de Medellín, Dom Alberto Giraldo Jaramillo, afirmou que é importante que "meditemos, a partir da própria Palavra de Deus" no verdadeiro sentido do "grito de independência" e que "devemos insistir em três realidades que, em nosso caso concreto se fazem particularmente urgentes": a vida, a liberdade e a paz.

Assim o indicou o Prelado colombiano em sua carta pelo 197º aniversário da independência de seu país que se comemora no dia 20 de julho. Ao referir-se ao valor da vida, o Arcebispo assinalou que esta débito "ser respeitada, apoiada, valorizada, desde suas primeiras manifestações no seio materno, até sua consumação pela enfermidade ou a morte".

"Daqui nasce o rechaço do aborto, a eutanásia, o assassinato, ou outras formas de atentados contra a vida como são por exemplo o seqüestro e o próprio deslocamento. Desde aí nascem as reclamações que se têm que fazer por uma verdadeira qualidade de vida", afirmou.

"O valor da liberdade tem que ser a condição normal para que uma pessoa possa realizar-se pessoal e socialmente" assegurou Dom Giraldo e adicionou que São Paulo em sua carta aos Gálatas nos "diz que ‘Cristo nos libertou para serem livres: mantenham-se firmes e não se deixem apanhar de novo no jugo da escravidão’".

"Não se respeitou a liberdade quando se seqüestrou uma pessoa, quando lhe obrigou a sair de sua própria casa e lhe privou do uso de seus próprios recursos para trabalhar e viver bem", denunciou.

Finalmente, o Arcebispo de Medellín manifestou que o valor da paz "é dom de Deus", um "anúncio messiânico que se escuta em Natal: ‘paz aos homens porque Deus os ama’", pois é a grande promessa de Jesus.