O sacerdote e especialista em relações Santa Sé – Israel, Pe. David Jaeger, afirmou que com o novo Presidente de Israel, Shimon Peres, há esperanças de incluir o Acordo Fundamental assinado com a Santa Sé "na legislação israelense, para assegurar a efetividade que de outras maneiras não teria e que até agora ainda não tem, inclusive muitos anos depois".

"É importante recordar que Peres era o Ministro das Relações Exteriores quando se assinou o Acordo Fundamental entre a Santa Sé e Israel e sua ratificação (30/12/1993 e 10/03/1994 respectivamente), e quando depois da assinatura do mesmo, iniciaram-se as relações diplomáticas entre as partes (15/06/1994). Então a gente pode legitimamente esperar que, ao menos por razões de segurança, o novo Presidente fará todo o possível para incluir o histórico acordo na legislação israelense, para assegurar a efetividade que de outras maneiras não teria e que até agora ainda não tem, inclusive muitos anos depois", explica o sacerdote.

Na opinião do presbítero "a designação deste homem de 84 anos e a evidente propriedade da eleição deste homem demonstram o sem sentido das ofensas que existiram aqui e lá, inclusive de gente de grandes qualidades e grandes méritos, em relação a sua idade, como se a velhice em si mesma privasse a autoridade daqueles que receberam da providência a graça de viver uma vida tão longa, para cumprir tarefas de grande responsabilidade. Na Bíblia podemos ver muitos destes exemplos".