O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, manifestou hoje que o custoso ressarcimento das vítimas de falta incondutas sexuais, 660 milhões de dólares, disposto pela Arquidiocese americana de Los Angeles é um sinal do decidido empenho da Igreja na luta contra a pedofilia.

O também Diretor de Rádio Vaticano indicou a esta emissora que "como declarou o Cardeal Mahony, na linha do que já disse João Paulo II e Bento XVI, a Igreja está evidentemente e acima de tudo doída pelo sofrimento das vítimas e seus familiares, pelas feridas profundas causadas pelos comportamentos graves e indesculpáveis de vários de seus membros e está decidida a esforçar-se das maneiras necessárias para evitar a repetição de similares condutas nefastas".

"O acordo que se chegou, com os sacrifícios que comporta, é também um sinal deste esforço, da decisão de virar a página dolorosa para olhar para frente na linha da prevenção e a criação de um ambiente sempre mais seguro para as crianças e moços em todos os ambientes da pastoral da Igreja", assegura o porta-voz da Santa Sé.

Em suas declarações, o Pe. Lombardi afirmou que "entretanto, dado que o problema do abuso infantil e sua adequada tutela não se limitam apenas à Igreja, mas também a muitas outras instituições, é justo que também tomem com decisão as precauções necessárias".

"A Igreja, consciente de sua responsabilidade educativa para com a juventude, busca então participar como protagonista na luta contra a pedofilia, que justamente envolve hoje em dia setores cada vez mais amplos da sociedade em muitos países do mundo", concluiu.