O conhecido sacerdote argentino, Dom João Carlos Ruta, faleceu no dia 13 de julho aos 88 anos de idade. Seus restos foram velados na capela Nossa Senhora das Dores da catedral de La Plata (Argentina) e a Missa de exéquias foi presidida pelo Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer.

Dom Ruta se considerava "um eterno aprendiz" e dedicou os primeiros anos de seu sacerdócio à formação de catequistas e o estudo de teologia, o que lhe valeria para ser reconhecido como o mais brilhante teólogo de La Plata. Ensinou também latim, grego, alemão, hebreu, francês e inglês. Também dava os cursos de filosofia e literatura universal e escreveu dezenas de livros sobre temas religião, filosofia e poesia.

Durante muitos anos esteve a cargo da Junta Catequética Arquidiocesana e o Instituto de Teologia de La Plata, onde se dedicou à formação de catequistas e às aulas de cursos como filosofia, religião e história.

Dom Ruta nasceu em 30 de novembro de 1918 em La Plata, ingressou no seminário aos 19 anos e foi ordenado sacerdote aos 26 anos.