Ao apresentar ao meio-dia o livro "Quem são e de onde vêm. 498 mártires do século XX na Espanha", o Secretário Geral e porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Pe. João Antonio Martínez Camino, afirmou que este ato que se realizará em Roma em outubro de 2008 não tem relação alguma com programas ou questões políticas.

Frente à tentativa de setores de diversas tendências de interpretar de forma política a beatificação dos mártires da perseguição religiosa durante a terceira década do século passado na Espanha, o porta-voz disse que a eleição da data para esta cerimônia "não tem nada que ver com nenhum programa nem questão política" e afirmou que "é o momento que corresponde ao ritmo de trabalho da Igreja".

No livro, assinalou o Pe. Martínez Camino, apresenta-se "os rostos de todos estes membros excepcionais da Igreja" e assinalou que se trata de uma obra "sem precedentes" que responde a um "acontecimento único na história da Igreja".

Durante a conferência de imprensa, a Diretora do Escritório para as Causas dos Santos da CEE e editora da obra, María Encarnación González, explicou que este livro permite apreciar o rosto e a vida concreta de cada um dos mártires e entender de que "toda a geografia espanhola esteve tocada pela vida destes cristãos".