O Papa Bento XVI expressou a Shimon Peres, que a seus 84 anos de idade assumirá neste domingo a presidência de Israel, sua esperança de que influirá e dará valor a outros líderes para que avancem no processo de paz no Oriente Médio.

A rádio pública israelense informou que o Santo Padre dirigiu uma carta a Peres destacando que a reputação e lucros do líder israelense nos âmbitos da paz e da justiça são "excepcionais, claros e absolutos".

O Pontífice, continua a emissora, espera que como presidente, Peres "seguirá influenciando e dando valor aos outros líderes para que lutem com os desafios do futuro e avancem para a paz".

O lucro da paz entre israelenses e palestinos "será a melhor maneira de vencer o terror mortífero e a violência", prossegue o Pontífice, e afirma na missiva que "os terroristas são traidores à humanidade".

Peres se converterá amanhã no nono Presidente de Israel. Entre os diversos cargos que ocupou no transcurso de sua vida política destaca o de Primeiro-ministro. Em 1994 recebeu o Prêmio Nobel da Paz, junto com Isaac Rabin e Yasser Arafat.

Embora a presidência seja um cargo representativo em Israel, implica uma autoridade moral de grande influencia no ambiente político.