Os bispos da Catalunha reunidos nos dias 10, 11 e 12 de julho fizeram um pedido à Administração escolar para atender, com um diálogo construtivo "as justas demandas de todos os implicados no mundo da educação e procure uma aplicação da Lei e os Decretos que a desenvolvem, que levem em conta as exigências de consciência dos alunos e suas famílias".

Através de seu site, os prelados manifestam também que, "em relação à disciplina de Educação para a Cidadania que o governo espanhol quer implantar na educação do ensino médio obrigatório, os bispos catalães fazem suas a Notas emitidas a respeito pela Comissão Permanente da Conferência Episcopal Espanhola".

Os bispos também conversaram sobre "próxima beatificação de 498 mártires espanhóis, a maioria deles presbíteros seculares e religiosos, que deram a vida em testemunho da fé na década de 30 do século passado, na Espanha, entre os quais há um bom grupo de mártires catalães".

"Os bispos dão graças a Deus pelo magnífico testemunho de santidade que estes cristãos deram em momentos de perseguição, já que deram a vida por amor a Cristo, ofereceram seu perdão aos que lhes tiravam a vida, e foram portadores de reconciliação e de paz", indicam.