O novo Presidente do CELAM, Dom Raymundo Damasceno Assis, indicou que o objetivo fundamental desta instituição "para os próximos quatro anos é sem dúvida a aplicação das conclusões da V Conferência de Aparecida".

O também Arcebispo de Aparecida assinalou que "certamente, todos os departamentos, assim como a Secretaria Geral do CELAM, terão como primeira preocupação planejar em seu trabalho e atividades as conclusões da V Conferência".

Ao referir-se a sua eleição, Dom Raymundo manifestou que não a esperava e que está "muito agradecido aos bispos que me escolheram como Presidente deste organismo tão importante para a América Latina. Confio, antes de mais nada e primordialmente, na ajuda de Deus para cumprir esta missão, e também confio na colaboração de todos os outros membros da presidência".

"Trata-se, de fato, de um trabalho em equipe que deve ser realizado colaborando juntos.

Espero, de acordo com minhas possibilidades, fazer tudo o que possa pelo bem do CELAM e da América Latina, o respeito da comunhão das conferências episcopais dos países da América Latina e do Caribe", acrescentou.