O jornal Granma informou que os vice-presidentes cubanos Carlos Lage e Esteban Lazo se reuniram com o novo Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Dom Raymundo Damasceno Assis, em um "ambiente cordial e construtivo".

À reunião também participou o Cardeal Jaime Ortega, Arcebispo de Havana, e segundo o jornal nela trocaram "pontos de vista sobre a realidade nacional, os desafios que enfrenta nosso país, os efeitos negativos do bloqueio na população e a economia, assim como os programas de colaboração com os países latino-americanos".

A entrevista foi na quarta-feira na casa sacerdotal onde os bispos celebraram a 31° Assembléia Ordinária do CELAM, durante a qual Dom Damasceno Assis foi eleito para suceder no cargo ao Cardeal Francisco Errázuriz, Arcebispo de Santiago do Chile.

"Os pressente concordaram na necessidade de que a formação de profissionais latino-americanos em Cuba continue potencializando a criação de valores humanos e a conservação de suas crenças, tradições e costumes, para que possam voltar para suas comunidades de origem para servir a quem mais necessita", adicionou Granma.

Segundo o jornal, o CELAM agradeceu as "facilidades" dadas pelo Governo cubano para poder celebrar sua assembléia ordinária pela primeira vez na ilha.