No próximo 16 de setembro mais de 500 peregrinos de diversas nacionalidades empreenderão uma peregrinação ao santuário Mariano da Czestochowa, o “lar espiritual” da Igreja na Polônia.

A peregrinação, em que participarão pessoas de fala holandesa, inglesa, francesa, alemã, italiana, polonesa, portuguesa e espanhola, é organizada pela associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre.

No guia editado para esta peregrinação -que finalizará em 19 de setembro-, o Pe Joaquim Alliende-luzo, assistente eclesiástico internacional da Associação, indicou que: “Já peregrinamos a Roma (maio de 2000) e a Fátima (outubro de 1997); agora, nos dirigimos à Polônia. A Igreja polonesa simboliza para nós a todas as Igrejas perseguidas do século XX. É uma Igreja profundamente Mariana cujo lar espiritual é o santuário da Czestochowa”.

Depois de mencionar que a Ajuda à Igreja que Sofre “é uma ponte de comunicação e solidariedade com as Igrejas mais pobres e oprimidas e, sobretudo, com as Igrejas mártires de nosso tempo”, o sacerdote chileno assinalou que o objetivo da peregrinação ao santuário se localizado ao sul da Polônia “pretende ser uma autêntica escola de fé, esperança e amor”.