A nova diretiva do CELAM enviou na festa de São Bento, uma carta ao Papa Bento XVI em que agradecem a autorização para a publicação oficial do Documento de Aparecida.

"Ainda sob a inesquecível Vivência da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, inaugurada por Sua Santidade e de nosso encontro fraterno, queremos agradecer sua carta na qual autoriza a publicação do Documento de Aparecida", indicam os bispos.

Em seguida, destacaram que elegeram "os novos Diretores para o próximo quatriênio e formularemos as recomendações que  definirão o Plano Global e as linhas gerais da Missão Continental".
"Com a alegria dos discípulos e pastores missionários do Senhor Jesus, renovados no coração missionário, comprometemo-nos com novo ardor a uma evangelização incansável para que nossos povos tenham Vida n'Ele", concluem.

A carta está assinada pelo Presidente do CELAM, Dom Raymundo Damasceno Assis; o Primeiro Vice-presidente, Dom Baltazar Porras, o Segundo Vice-presidente, Dom Andrés Stanovnik; e o Presidente do Comitê Econômico do mencionado organismo episcopal, Dom Emilio Aranguren.