Os bispos da Província Eclesiástica de Xalapa (México) chamaram os paroquianos a ter presente a preservação dos valores cristãos e morais na hora de escolher seu candidato para as próximas eleições de 2 de setembro onde se renovará os prefeitos e parlamentares locais.

Através de um comunicado conjunto, os bispos de Xalapa, Santo André Tuxtla, Tuxpan, Córdoba, Orizaba, Papantla, Veracruz e Coatzacoalcos, convidaram os fiéis a avaliar as propostas eleitorais para não deixar-se surpreender por aqueles candidatos que promovem "leis contrárias aos valores do povo", incompatíveis com a lei natural.

Do mesmo modo, recordaram que "nenhum partido político representa à Igreja Católica e os católicos podem militar ou dar seu voto livremente ao partido ou candidato que melhor responda a suas convicções pessoais".

Os prelados exortaram às autoridades eleitorais a velar pela transparência eleitoral e indicaram que "no caso dos candidatos às deputações do congresso local, deverão divulgar com clareza suas convicções e critérios pessoais ou de partido em torno das propostas legislativas que esperam empreender", porque seria uma grande ofensa à democracia "se os cidadãos fossem surpreendidos ou traídos pela atuação de seus representantes com leis contrárias ao sentir e aos valores do povo".

Os bispos também reafirmaram o dever dos católicos de defender o direito fundamental da vida, a família e o verdadeiro matrimônio entre um homem e uma mulher.

No texto, os prelados também pediram aos candidatos para não recorrer ao "jogo sujo de ataques ou desqualificações sem fundamento porque ocasionarão feridas profundas que passada a luta dificultará a convivência social".