O Papa João Paulo II afirmou nesta manhã que “a história é conduzida através da obra eficaz de Deus, apesar das tempestades, das destruições, das devastações produzidas pelo mal, pelo ser humano e Satanás”.

O Santo Padre dedicou sua catequese na audiência geral de hoje, celebrada na Praça São Pedro, a refletir sobre o Cântico do capítulo 19 do livro do Apocalipse, "As bodas do Cordeiro".

Perante umas dez mil pessoas, o Pontífice explicou que este cântico "está compassado pelo 'Aleluia', termo de origem hebraica que significa 'louvai ao Senhor'. A Igreja na terra harmoniza seu canto de louvor com o dos justos que já contemplam a glória de Deus. Deste modo se estabelece um canal de comunicação entre história e eternidade".

O Santo Padre assinalou que outro tema deste hino "é típico do livro do Apocalipse e de sua simbologia: 'chegaram as bodas do Cordeiro e a esposa foi ornada'".

É o "encontro nupcial entre o Cordeiro, que é Cristo e a esposa purificada e transfigurada, que é a humanidade redimida. A expressão 'chegaram as bodas do Cordeiro' refere-se ao momento supremo da intimidade entre o Criador e a criatura, na alegria e na paz da salvação".

Ao final da audiência, o Papa recordou que hoje é a festa da Virgem das Dores, "que permaneceu com fé ao pé da Cruz do Jesus. Meu desejo é que possam encontrar nela consolo e apoio para superar todos os obstáculos em sua existência cotidiana".

João Paulo II chegou ao Vaticano de helicóptero vindo de sua residência de veraneio de Castel Gandolfo, localizada a 25 quilômetros ao sul de Roma, para oferecer a habitual audiência geral das quartas-feiras.