No dia em que a Igreja celebra a festa de São Bento, abade e Padroeiro da Europa, bispos das diocese de Belluno-Feltre e de Treviso, na região alpina ao norte da Itália que acolhe estes dias o Papa Bento XVI, confirmaram um encontro do clero local com o Santo Padre.

O Bispo de Belluno-Feltre, Dom Giuseppe Andrich, assinalou que "pedimos –o Bispo de Treviso e eu– para tê-lo. Soubemos que de fato se realizará este encontro em alguns dias para os dois presbitérios: o numeroso de Treviso e o nosso da diocese de Belluno-Feltre, embora a data ainda não tenha sido confirmada".

Por sua parte, o Bispo de Treviso, Dom Andrea Bruno Mazzoccato, comentou que "a esperança estava presente entre os sacerdotes e agora temos uma confirmação muito confiável. Dado o eco do encontro do ano passado em Vale de Aosta, este encontro do Papa com os sacerdotes se converte certamente em um dos momentos mais significativos de sua estadia entre nós".

Em que pese que o Santo Padre não possa assistir, as autoridades eclesiásticas e religiosas locais organizaram um concerto de órgão em sua honra, na Igreja paroquial de Cadore, a cargo do organista espanhol José Luís Uriol e de Schola Cantorum de Lorenzago.