Os 71 Cardeais e Bispos da América Latina e do Caribe reunidos na 31ª Assembléia ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), em Havana (Cuba), escolheram nesta terça-feira Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida (Brasil), como novo Presidente do organismo por um período de quatro anos.

O novo Presidente do CELAM tem 70 anos de idade e já foi Secretário Geral deste organismo da Igreja Católica há 15 anos.

Os bispos também escolheram Dom Baltazar Porras Cardozo, Arcebispo de Mérida (Venezuela), Primeiro Vice-presidente; enquanto que o segundo Vice-presidente é agora Dom Andrés Stanovnik, Bispo de Reconquista, Argentina, que era o Secretário Geral do CELAM.

Os bispos da região foram recebidas na segunda-feira na Arquidiocese de Havana, que preside o Cardeal Jaime Lucas Ortega y Alamino, onde acontece a reunião até sexta-feira.

O encontro, que concluirá com uma Missa concelebrada na Catedral de Havana, acontece na casa sacerdotal São João Maria Vianney, construída em 1917 e recentemente restaurada.

Durante o evento, os bispos escolherão outros membros da presidência do CELAM –que inclui duas vice-presidentes, um presidente do comitê econômico e um secretário geral– além dos presidentes dos diversos departamentos.

Os bispos também definirão as características da grande Missão Continental anunciada durante a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano realizada em Aparecida (Brasil) no mês passado, maio.

Dom Raymundo Damasceno Assis nasceu em 15 de fevereiro de 1937 na cidade de Capela Nova, no estado brasileiro de Minas Gerais. Em 1955 ingressou no Seminário Menor, em Mariana onde cursou o ensino médio e o curso de Filosofia.

Em 1961 foi a Roma onde cursou filosofia e, em 1965 foi à Alemanha, onde acompanhou o Curso Superior de Catequese. Dom Damasceno Assis foi ordenado sacerdote no Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, em 19 de março de 1968. Sua ordenação episcopal se realizou em 15 de setembro de 1986 em Brasília.