O Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, advertiu que os corruptos não conhecem a Deus nem receberam sua mensagem, ao presidir um Te Deum pelo 194º aniversário de Cochabamba.

“A corrupção é um terrível mal cujas conseqüências afetam especialmente aos mais pobres. E quem rouba os indefesos, não conheceu a Deus nem recebeu sua mensagem de amor”, declarou o Prelado em sua homilia, diante do Presidente Carlos Mesa,  alguns ministros e autoridades locais.

Dom. Solari recordou que a natureza de Deus é o amor e os quais se chamam seus discípulos ou manifestam acreditar nele, devem demonstrá-lo com seus atos.

Segundo o Arcebispo, la entrega, o serviço, o respeito, a honestidade e o cuidado com próximo, são os frutos do amor incondicional de Deus nas pessoas. “A corrupção, é o contrário, é a negação direta deste amor, é a apropriação de bens que não nos pertencem, é roubo, é dano ao mais humilde, ao mais pobre, ao que não pode defender-se. Que tristeza, que pena, que dano causamos às pessoas com os atos de corrupção”, indicou.

Do mesmo modo, assinalou que a corrupção é um câncer contra o que sim existe cura e esta radica no amor de Deus e uma mudança interior que se traduza em uma educação com autênticos valores cristãos, capazes de revolucionar as velhas formas de pensar e atuar. “Este é o único caminho ao progresso no terceiro milênio, não há outro”, assegurou.

Também recordou que o consumismo, a falta de emprego, a desintegração da família e outros problemas desencadearam um clima de insegurança em todo mundo. “Atendendo as causas, enfra-se os efeitos, no mundo a insegurança se chama terrorismo, aqui tem outro nome, mas a base de tudo é a mesma, a falta de atenção aos mais frágeis”, assinalou.