O Escritório de Imprensa do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) publicou nesta tarde a autorização do Papa Bento XVI à difusão do Documento Final da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe celebrada em Aparecida.

Em uma breve carta, o Santo Padre expressa seu "reconhecimento pelo amor a Cristo e à Igreja, e pelo espírito de comunhão que caracterizou tal Conferencia Geral" e autoriza "a publicação do Documento Conclusivo, pedindo ao Senhor que, em comunhão com a Santa Sé e com o devido respeito pela responsabilidade de cada Bispo em sua própria Igreja particular, seja luz e alento para um fecundo trabalho pastoral e evangelizador nos anos vindouros".

Segundo o Papa, "neste Documento há numerosas e oportunas indicações pastorais, motivadas com ricas reflexões à luz da fé e do contexto social atual. Entre outras, tenho lido com particular avaliação as palavras que exortam a dar prioridade à Eucaristia e à santificação do Dia do Senhor nos programas pastorais (cf. nº. 251-252), assim como as que expressam o desejo de reforçar a formação cristã dos fiéis em geral e dos agentes de pastoral em particular".

"Neste sentido, foi para mim motivo de alegria conhecer o desejo de realizar uma ‘Missão Continental’ que as Conferências Episcopais e cada diocese estão chamadas a estudar e levar a cabo, convocando para isso a todas as forças vivas, de modo que caminhando desde Cristo se busque seu rosto (cf. Novo millennio ineunte, 29)", adiciona.

"Conservo vivo a grata lembrança de tal encontro, onde estive unido com vós no mesmo afeto por seus queridos povos e na mesma solicitude por ajudar a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que n'Ele tenham vida", conclui.

Pode fazer download do Documento Final de Aparecida em espanhol acesse: http://www.celam.info/download/Documento_Conclusivo_Aparecida.pdf