O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, assegurou que "fazem falta sacerdotes, muitos sacerdotes, sem os quais o mundo perece, e não exagero, porque falta Jesus Cristo, a Eucaristia, o amor que enche tudo e que salva todos os homens", em sua homilia da Missa de ordenação de novos presbíteros para a diocese que dirige.

O Cardeal disse que "atravessamos tempos nada fáceis, olhemos por onde olhemos, estamos passando uma época em que a fé está sendo submetida a provas extremas" e por isso pediu aos novos sacerdotes que cumpram sua missão "sem complexos, sem nenhum complexo, nada de covardias, singelos, seguros e por isso mesmo felizes".

Também exigiu que não tratassem de erigir-se nos donos da comunidade a que sejam enviados, que não se aliem com os poderes e que não sejam ingênuos, "sabendo que os lobos são lobos".

"São muitos lobos os que hoje estão espreitando o rebanho de Deus, à Igreja, não sejam ingênuos ante correntes de pensamento, ante adulações, ante os poderes deste mundo: são lobos que tratam de arrebatar com freqüência do coração dos homens a riqueza de Cristo", advertiu.

Depois de recordar que "a Igreja caminha sem alforjes" e que "não nos amedrontem mais com a ameaça de que podem tirar nossos alforjes", o Cardeal explicou que "a Igreja sabe viver em pobreza" e não se vende "por riquezas, por facilidades, porque perdoam a vida e é aceita na farsa muitas vezes das estruturas e das relações entre os homens".