O Vice-presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Dom Octavio Ruiz, presidiu em Lima a Eucaristia de ação de graças pelo décimo aniversário da aprovação pontifícia do Sodalitium Christianae Vitae (SCV).

Em sua homilia Dom Ruiz destacou o trabalho dos membros do SCV a serviço da evangelização e assinalou que o aniversário é "um acontecimento que enche de gozo não só aos membros do Sodalitium e da Família Sodálite, mas também à Igreja toda que, há mais de 35 anos, enriqueceu-se com o surgimento desta comunidade que contribuiu grandemente a uma renovada e fiel difusão do Evangelho".

Recordando as palavras do Cardeal Juan Landázuri, quem fora Arcebispo de Lima quando se fundou o Sodalício, Dom Ruiz considerou esta sociedade "um sinal inequívoco da ação do Divino Espírito". "Foi um dom de Deus, adequado às atuais circunstâncias nas quais vive a Igreja em nosso Continente, a presença e o testemunho fiel e firme de quem se une a esta Sociedade de Vida Apostólica", indicou.

O Arcebispo assinalou que "bem conhecemos todos seu espírito de vida compartilhada no amor, como sinal de comunhão eclesiástica de todos seus membros, que os leva a pôr em prática permanentemente o mandamento novo, para assemelhar-se cada vez mais a Cristo o Senhor, cujo coração brota a expressão mais plena da misericórdia do Pai, e deixar-se configurar pela graça divina no amor".

Dom Ruiz destacou que os membros do SCV "em seu atuar apostólico, tiveram o desejo permanente de viver em uma estreita comunhão com o Sucessor de Pedro, a quem prestaram muitos e importantes serviços, como expressão de sua espiritualidade de comunhão".

Ao final, o Arcebispo alentou aos membros do SCV e a Família Sodálite a "transparecer Cristo por meio de seu testemunho de amor. E que seu carinho filial à Santíssima Virgem Maria, na invocação de Nossa Senhora da Reconciliação, seja objeto de bênção e de fecundo trabalho apostólico".

A Multitudinária Missa foi realizada na igreja Nossa Senhora da Reconciliação de Camacho. Foi concelebrada pelo Núncio Apostólico no Peru, Dom Rino Passigato, e Dom Kay Schmalhausen, S.C.V., Bispo Prelado de Ayaviri, assim como numerosos sacerdotes.

No Brasil, houveram celebrações eucarísticas nas diversas cidades onde o Sodalício de Vida Cristã está presente.

Em São Paulo, a missa celebrada por Dom Tomé Ferreira da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, disse em sua homilia que "unimo-nos à Igreja em todo mundo no hino de louvor e de ação de graças a Deus pela salvação que Ele nos concede em Jesus Cristo; nossa celebração é de ação de graças pelos 10 anos de aprovação pontifícia do Sodalício de Vida Cristã, semente plantada e que já produz frutos abundantes em diversos lugares do mundo", e continuou "quando hoje agradecemos a Deus pelos 10 anos de aprovação pontifícia do Sodalício, nós compreendemos também que seus membros são hoje enviados ao mundo como antes foram os discípulos e os apóstolos; os membros do Sodalício têm a missão de contribuir para que o amor de Deus seja experiente por todos, porque Deus deseja salvar a todos e não apenas a alguns. E é para esta salvação de Deus que os membros do Sodalício se expandem e deverão continuar expandindo-se por todo mundo para que todo homem, toda mulher, onde quer que se encontre possa ser conduzido ao amor de Deus na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo; então o Sodalício não existe para si mesmo, o Sodalício é um presente que Deus faz à Igreja para que seja um instrumento de evangelização e um instrumento de santificação de seus filhos e filhas muito queridos e muito amados."

No Rio de Janeiro, celebrada por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, afirmou: "temos que fazer muito apostolado em todos os ambientes. Não podemos nos omitir. E, onde quer que estejamos, há trabalhadores que estão aguardando para serem chamados para trabalhar na vinha do Senhor, na colheita do Senhor. Em qualquer lugar que estejamos não somente devemos fazer apostolado, temos que conseguir vocações de todos os tipos. Onde está um membro do Sodalício solteiro ou casado ali há vocações para o Sodalício de Vida Cristã, pois de outra maneira não estaria aí. Na família, no trabalho, na universidade, na rua, no ambiente do bairro, os trabalhadores estão esperando não somente a oração mas sim a ação. Uma ação apostólica valente, uma ação apostólica consciente de que nossos nomes estão escritos no céu". Alentou também a "rezar muito pelas vocações para os sodálites, para a vida sacerdotal, para a vida matrimonial, em toda a Igreja mas nos concentrar aqui nesta Paróquia, concentrar o esforço do apostolado nesta Instituição, nesta Sociedade de Vida Apostólica Laica e que o Papa aprovou para servir à Igreja aqui e daqui. (…) Hoje neste aniversário de Décimo ano da Aprovação vocês têm que sonhar alto, sonhar alto. Se cada um de vocês vive o Evangelho de hoje, talvez no próximo ano esta igreja seja pequena para receber a tantas pessoas que vocês conseguirão aproximar desta Sociedade que Deus quis que existisse no mundo para que a Igreja siga cumprindo seu papel pois a colheita é enorme e que possam colher muitas vocações."